top of page

Sobre o Mágico Tio Leo

O mágico Tio Leo (escritor Leonardo Teixeira) foi voluntário em 2004/2005 no Hospital Araújo Jorge fazendo apresentações mensais de mágica com seu personagem Mágico tio Leo, junto a músicos e palhaços. Em 2017 está mensalmente no Hospital da Criança (Goiânia/GO). Já se apresentou em diversos shows familiares e empresariais. Além do show de mágica, por ter sido professor e educador, também faz uma espécie de sarau, onde se mistura poesia, contação de histórias, mágicas e oficina de reciclagem (construção de robôs, adoção do seu livro infantil Robotecos). Com apresentações bem divertidas, humoradas e bastante interativas, onde princípios fundamentais como amizade, amor, respeito, força de vontade, dedicação, disciplina, instrução, espírito crítico são estimulados nas crianças. Algumas escolas de Goiânia já incluíram em suas grades esse evento, como na Escola Objetiva, Educandário Vila Boa, Educandário Goiás, Colégio Omni, Maria Auxiliadora etc (2013 a 2017).

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

Já foi palestrante no projeto Um Poema Chamado Brasil, pela UNESCO, em escolas. Foi professor de Inglês e Português da Escola Boas Novas (04º ao 09º ano). Já proferiu inúmeras palestras sobre arte, educação e literatura em várias escolas do Estado de Goiás.

​

O Mágico Tio Leo também é conhecido como escritor Leonardo Teixeira, pós-graduado em Direito Público pela UNP-RN (bacharel em Direito pela UFG), servidor público estadual, autor dos livros Mergulhando no Pensamento (poesias críticas, 1998), Afinadores de piano (contos, 2003), As sombras do dia (contos, 2004), Poeira Vermelha (contos, 2009), Contos, Causos e Histórias, volume 15 da revista do Instituto do Trópico Subumido da Universidade Católica de Goiás, Seleta de crônicas (crônicas, 2010) Robotecos (literatura infantil, 2011) e Dez anos de crônicas (crônicas, 2012 – no prelo). Leonardo Teixeira é membro da União Brasileira de Escritores, seção de Goiás (fazendo parte da diretoria). É membro correspondente da ATL - Academia Taguatinguense de Letras e da ALCAI - Ciências e Artes de Inhumas. Leonardo Teixeira foi presidente da Sociedade dos Artistas Livres – SAL (antiga Lavourartes), no período de 2008 a 2010; é membro da Academia de Letras do Brasil, tendo tomado posse em 2010 em Caçu

 

* Foi cronista quinzenal e eventual articulista do jornal O Popular por três anos (2002-2005). É cronista semanal (quintas-feiras) do jornal Diário da Manhã desde 2005. Já publicou mais de 700 crônicas em jornais.

​

* Premiações literárias: Leonardo Teixeira possui dezenas de premiação em concursos literários, além das menções honrosas. Alguns prêmios: Célia Câmara, 1º e 2º lugar nos concursos Sesi Arte e Criatividade; Concurso de Contos da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG); Concurso de Contos Paulo Leminski; Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho; Concurso de Contos de Piracicaba; Prêmio Brito Broca de Literatura; Prêmio aBrace; Concurso de Contos Cidade de Uberaba; Concurso Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira etc.

​

* A obra Poeira Vermelha (contos, 2009) foi lançada na 2ª Bienal do Livro de Goiás pela Editora R&F. Dos 19 contos que compõem o livro, 12 deles foram premiados em 17 grandes concursos literários. Poeira Vermelha foi lançado no dia 21/04/2011, na livraria Buchholz, em Lisboa - Portugal.

* A obra Seleta de Crônicas (crônicas, 2010) foi lançada no dia 18/03/2010 às 19h30 no Deck do Flamboyant Shopping Center. O livro integra a 3ª Coleção Goiânia em Prosa e Verso da Secretaria Municipal da Cultura.

 

Cinema:

* Como roteirista, é autor de três curtas-metragens. Casamentado, Convento Concubino e Engenho de Almas. O primeiro foi gravado pela PUC-GO sobre a supervisão do professor de cinema Leandro Cunha, presidente da ABD-GO, com quem fez a oficina de cinema (duração: 03 semestres). Leonardo Teixeira foi Diretor e roteirista. O longa-metragem Engenho de Almas, foi dirigido pela Topada Produções – cineasta Aldene José, Leonardo foi produtor, roteirista, ator e assistente de direção.

​

Dramaturgia:

* Leonardo Teixeira é autor de algumas peças inéditas de teatro (exemplo: O Furto). Em 2010 Leonardo fez o curso de Dramaturgia Goiana, da Anthropos Companhia de Arte, com professores como Hugo Zorzetti e Constantino Izidoro.

​

Artes plásticas:

* Aos onze anos ganhou um concurso de pintura em painel-mural, 1º lugar na categoria mirim, em Goiânia.

​

Música:

Leonardo iniciou os estudos musicais aos antes dos cinco anos de idade no Lílian Centro de Música em Goiânia – GO, onde também estudou bateria. Estudou violão com Arnaldo Freire. É irmão da musicista e pianista Andréa Luísa Teixeira. Mas foi com a viola caipira que já apresentou algumas composições em saraus e eventos culturais. Coordenou a parte musical Raiz na viola caipira, na gravação do CD Choro e Viola – instrumental (que participaram os músicos Wesdarlley Adorno, João Fernandes, Anderson Ataídes, Marito, Anacleto e Leonardo), projeto único no mundo que mescla os gêneros Choro e Raiz. O primeiro show do grupo ocorreu no dia 03 e 04 de agosto de 2012

  

Sobre o Mágico Tio Leo

Incrível diversão, humor, e contribuição social

 Mágico de 2016

Esta é uma foto de um vídeo (streaming), tutorial em inglês para mágicos iniciantes (promovido pelo site Magicians.International). Tio Leo também integra o grupo internacional L.A.M (Learn the Art of Magic), sendo atualmente tutor de mágicos iniciantes de outros países. OBS: o "brasilian" com "s", segundo os organizadores que editaram o vídeo, é apenas uma referência intencional "brasileirada" de escrever (o certo seria com "Z")!

bottom of page